sábado, 15 de dezembro de 2012

5

Homenagem ao Anjinho Benício.

Pra você que tem um coração de verdade batendo dentro desse peito, curta essa página, e ajude a fazer com que a dor dessa mãe ao perder seu filho, não seja em vão!

http://www.facebook.com/anjinhobenicio

Eu estou cansada de Relatos sobre bebês que faleceram por essa futilidade, vamos lutar contra isso minha gente!

Relato da mamãe..



Eu, mãe do anjo Benício Barrili Camara Gonçalves, venho por meio deste texto relatar a maior tristeza da minha vida que se não for alertada pode se multiplicar para vida de outras mães que iram sofrer.
Meu filho era saudável e muito bem cuidado, porém, no dia 13 de novembro de 2012 começou todo o drama. Estava muito quietinho, achei que era reação das vacinas, mas na verdade havia obtido uma doença que não foi diagnosticada dias antes pelo pediatra e manifestava piora pela ausência do tratamento e eram os primeiros sintomas. Assim que acordou por volta de 16:00 tinha uma ronco no nariz ao respirar, então tentei fazer nebulização mas ele chorava muito e se contorcia, logo teu choro tinha pausa de 5 segundos e sucessivamente. Meu marido saiu correndo, não encontrou a chave do carro, então correu até o consultório do pediatra Dr. Armando Souto, aqui em Queimados-RJ mesmo, e lá ele mandou correr para o Hospital Infantil de Queimados - sem nem olhar para meu filho. Mais uma vez ele teve que ir correndo e enquanto isso o Benício desfalecia e ele fazia respiração boca a boca, até que o bebê fechou os olhos e ele sugou sua língua foi quando ele voltou a tentar respirar e chorar pausadamente. Ao chegar ao hospital (que era distante de nossa casa) precisaria ser incubado, mas não tinham equipamentos para isso. Meu filho foi um guerreiro, fizeram os poucos procedimentos que podiam. Verificaram a glicose e estava altíssima, e seu oxigênio de 100% estava em 30% e teu coração batendo bem fraquinho. Cada respiro era uma gemida...

Eu queria sentir mil vezes a dor que ele sentia, e esperou horas por uma ambulância. E NÓS - a família - é que tivemos que correr atrás, pois o Hospital ficou de braços cruzados enquanto meu bebê sofria. O médico que veio junto a ambulância que conseguimos perguntou ao de plantão no HCQ (Hospital Clínicas Queimados) se já tinha feito isso e aquilo e o Dr. só balançava a cabeça afirmando que não e dizia que não tinha condições (entenda como equipamentos para realizar os exames). O médico do Hospital estava desesperado sem saber o que fazer, até que dissemos que meu filho tinha plano de saúde e ele ligou para um hospital particular em outra cidade para ver se tinha vaga.
Benício foi na ambulância junto ao meu corpo e agarrou meu peito como quem diz “me ajuda mãezinha”. Como tinha plano de saúde e vaga no Prontonil de Nova Iguaçu fomos para lá. Mesmo assim, era uma ambulância comum; não tinha incubadora e todas as coisas que meu bebê precisava para ser transportado. Certamente foi melhor que nada, mas tive que segurar o Benício no colo, me segurar para não cair do banco com ele, segurar a máscara de oxigênio próximo a seu rosto e ainda ficar com o braço elevado para que não batesse a cabeça - este ultimo me causou uma dormência e logo dor no local por dias. Eu jamais pensei que não sairia como meu bebê vivo dali, disse a ele: Calma, benzinho, mamãe só vai deixar você fazer os exames e te levar para casa. Lá sim havia suporte, fizeram raio X, hemograma, exame de urina, ... Coisas que já deveriam ter sido feitas de imediato!
Para resumir, meu bebezinho chegou estável, mas teve três paradas cardíacas. A primeira, uma hora depois, e logo que ressuscitado foi encubado. Então, veio o resultado da chapa do pulmão dele e estava todo tomado por uma infecção generalizada chamada Sepse. Esta, já era irreversível, não tinha como descobrir antes, não tinha como prevenir, pois pode ter nascido com ele, alguém pode ter abraçado-o com ela ou pode ter pegado no ar – palavras da Dra. Júlia que cuidou dele no Prontonil. A segunda parada causou uma paralisação no lado direito de seu rosto e corpo, então mesmo que ele fosse uma das raras pessoas que sobrevivem ficaria vegetativo. Mas a Dra insistiu, pois era uma vida, injetou morfina, fez de tudo; mas na terceira atacou o coração e não teve mais como salvá-lo.
Peço que LEIAM e entendam o pedido de uma mãe que está sofrendo, mas só pensa em outras mães:

Meu filho tinha plano de saúde que era caro e mesmo assim a ambulância demorou seis horas para chegar; quando ele já tinha ido.
O único local em Queimados que tem UMA ambulância funcionando é no UPA e ela não poderia sair pro 10km para ir até o outro hospital e ele não podia sair sem os tubos para ir até o UPA (ou seja, serve de enfeite para dizer que tem). Porém, no estacionamento do Posto 24horas tem várias ambulâncias paradas esperando concerto.

Como um Hospital que na própria entrada diz “Referência em Saúde” não tem uma ambulância? Não tem uma incubadora? Não tem uma máquina de raio X? Recebendo do governo para ter todos estes materiais que constam no site DATASUS.
O SAMU não poderia vir, mas fizemos contato com várias pessoas influentes da cidade que conseguiram o socorro.
Minha sogra mora na rua que dá para os fundos do HCQ, quantos caixãozinhos meu marido viu sair dali? MUITOS! E sempre pediu a Deus para não ter que carregar um.

Eu só peço que me ajudem nesta causa: Não quero ver outra mãe sofrer por falta de assistência, porque de que adianta um Hospital infantil só para dar remédio para gripe? Quantas pessoas humildes terão que ver seus filhos morrerem sem poder fazer nada. Falamos com vereadores, secretários, assistente social e até com o próprio prefeito MAX LEMOS que não sabia o que fazer, pois ficou preso pela burocracia!! Graças a Deus, tínhamos conhecimento de quem procurar, e quem não tem? Um pai e uma mãe merece esse sofrimento? Meu filho lutou precisando de assistência durante quase seis horas, eu ouvia e imaginava sua dor.
Ajude-nos a fazer com que o falecimento de meu filho sirva para melhorar a saúde para tantos outros bebezinhos que podem vir a sofrer e pelos que já sofreram.
Não é por mim, pois o que eu tinha de mais importante já não posso salvar.

Que meu bebê lindo possa ajudar outros!

5 comentários:

  1. Ai menina... chorei muito lendo essa história. Que Deus conforte o coração dessa mãe. Que o pequeno Benício possa voltar ao seu colo numa nova história de amor, mas com final feliz (acredito em reencarnação) e que essa tragédia sirva para evitar o sofrimento de outras pessoas. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, já chorava com histórias assim, depois do Guga então..! Seria muito bom se isso acontecesse.. Pois é, nós mamães temos o dever de ajudar, pra que isso não acontece com outros babys.. Beijos.

      Excluir
  2. Meu Deus q tristeza, como será o natal dessa mãe??!!

    Que Deus conforte seu coração, e até qndo morrerá crianças inocentes vitimas do descaso??!!

    bjss q Deus proteja nossos pequenos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem gosto de imaginar :/
      Pois é, uma injustiça!
      Beijos e Amém!

      Excluir

Nascimento do Príncipe