sábado, 20 de julho de 2013

2

Dentição + A febre do Dente.

Que mãe não fica ansiosa com os primeiros dentes do bebê? Mas o tempo varia de bebê pra bebê. Os primeiros dentes do Guga apontaram aos 7 meses e hoje em dia ele tem 6 dentes (4 em cima e 2 embaixo). Confesso que preferia quando ele não tinha dentes, as mordidas não doíam, conseguia dormir enquanto ele mamava e etc..
Abaixo um gráfico para as mamães que vivem se perguntado "é normal meu filho ainda não ter dente?!" ou então "Quando será que os dentes do meu filho vão aparecer?!"




Junto com os dentes, é normal o bebê ter um pouco de diarreia e febre. Mas percebi que no grupo que participo no facebook (mamães de agosto), muitos bebês tinham temperaturas altíssimas e as mães as associavam aos dentes. Então separei esse textinho para vocês verem até que ponto febre e diarreia são "normais" nessa fase.
"A dentição é um processo através do qual os primeiros dentes temporários (de leite) do bebê irrompem a gengiva. Normalmente, a dentição começa entre o sexto mês de vida até 1 ano de idade. Depois que o primeiro dente do bebê aparece, um dente novo aparecerá mais ou menos a cada mês. A erupção continua até o conjunto completo de vinte dentes de leite tenha aparecido, geralmente em torno do trigésimo mês de vida.
A dentição infantil é uma fase onde a criança fica bastante irritadiça e alguns outros sintomas podem ser relacionados erroneamente com o dente. O mais comum associados são a febre e a diarreia. É muito comum pais e avós ligarem para o pediatra falando que a criança está com febre do dente.
A dentição pode sim levar a diarreia e o aumento da temperatura. Porém a diarreia é uma diarreia de aproximadamente 1 dia e de poucas evacuações e o aumento da temperatura raramente é superior a 38º, ou seja, raramente causa febre. Os sintomas mais comuns da dentição são irritabilidade, aumento da produção de saliva, irritabilidade e, pode levar a diminuição do sono pelo bebê. Nesta época, é comum a criança fica com a mão na boca e colocar objetos duros.
Assim, temperaturas maiores que 38º e prolongada deve chamar atenção para outras causas que não o dente. Como a criança fica por um período prolongado com a mão na boca isso pode levar a infecções virais ou bacterianas que pode ter o tratamento adiado por associar ao dente."

2 comentários:

Nascimento do Príncipe